Voltar para Taekwondo

O Taekwondo

(“O caminho dos pés e das mãos”)

FILOSOFIA E PRINCÍPIOS DO TAEKWONDO
O JURAMENTO E O ESPÍRITO DO TAEKWONDO
Num passado remoto os praticantes do Hwarang-Do, lutavam para defender sua honra, sua pátria e seu povo contra a tirania de seus inimigos. Para tanto, formaram um exército de poderosos guerreiros para combater as ameaças provocadas por eles e impedir a tentativa de conquista de seu reino. A sua dignidade era preservada graças ao rígido código de honra constituído e obedecido por eles. Hoje, com a modernidade dos homens e das armas, fica claro que os inimigos da atualidade são outros e que já não mais precisamos enfrentar guerreiros hostis ou animais selvagens.
No entanto, ainda vivemos num mundo onde a sociedade ainda permanece cruel e injusta, e onde tão somente os mais fortes sobrevivem, vencendo qualquer tipo de obstáculos, mesmo que para isto tenhamos que prejudicar outras pessoas, além de conviver com toda a violência gerada no dia-a-dia. O Juramento e o Espírito do Taekwondo são códigos de conduta e respeito do Taekwondo moderno e visam à formação de um ser humano mais justo, honesto, íntegro e principalmente mais forte espiritualmente.

O JURAMENTO:
            Eu prometo:
                        Observar as regras do Taekwondo,
                        Respeitar o instrutor e meus superiores,
                        Nunca fazer mau uso do Taekwondo,
                        Ser campeão da liberdade e justiça,
                        Construir um mundo mais pacífico.
O ESPÍRITO DO TAEKWONDO:
Cortesia (educação e respeito perante o próximo e a si mesmo)
Integridade (honestidade e justiça no julgamento consciente)
Perseverança (nunca desistir ante as dificuldades e sempre lutar por um objetivo)
Autocontrole (lutar contra os desejos do corpo e pressões da mente)
Espírito indomável (nunca se entregar perante o inimigo seja de ele de qualquer natureza)
O JURAMENTO DA COMPETIÇÃO:
            Juro:
Respeitar meus adversários
Competir com lealdade
Respeitar os regulamentos da competição
Respeitar os juízes e meus superiores
A SAUDAÇÃO NO TAEKWONDO:
A saudação no Taekwondo segue de um modo geral a filosofia oriental das artes-marciais, ou seja, ao cumprimentar outro praticante, independente da graduação, deve-se inclinar o tronco à frente e pronunciar a frase TAE KWON. A saudação é muito mais do apenas um gesto de cumprimento; ela significa a cordialidade e o respeito que os praticantes devem ter entre si. Isto normalmente acontece, como por exemplo, no início ou ao término de um combate (luta) onde os lutadores repetem este gesto demonstrando que não guardam ou nutrem qualquer tipo de sentimento de ódio ou raiva de seu oponente.
Existem diferentes tipos de saudação para diferentes tipos de situações. A saudação do Dojan (sala de aula ou treinamento), ao professor ou mestre e às bandeiras.
SAUDAÇÃO AO DOJAN:
Ao entrar ou sair da sala de aula, o aluno deverá inclinar-se na direção desta, com a mão direita sobre o lado esquerdo do peito e executar a saudação TAE KWON. Este gesto tem como significado o respeito à existência de um espírito protetor que reside naquele local e que a partir daquele momento estará sempre presente na alma de cada praticante.
SAUDAÇÃO AO PROFESSOR OU MESTRE:
Ao início e término das aulas, os alunos fazem a saudação em sinal de lealdade, obediência e respeito ao seu professor ou mestre; o aluno mais graduado comanda a saudação dizendo KIO SA NIN KIANLHÊ e o restante dos alunos inclina-se a frente e repetem TAE KWON. Quando o mestre ou grão-mestre estiver presente, a saudação é feita ao pronunciado SA BO NIM (mestre) ou KWAN JA NIM (grão-mestre) KIANLHÊ.
SAUDAÇÃO ÀS BANDEIRAS:
O Taekwondo nasceu graças ao amor de um povo por sua pátria e é neste sentimento que está contido toda a filosofia e essência dos nossos conhecimentos. Por este motivo, a saudação às bandeiras é tão reverenciada por todos como forma de amor e devoção ao Taekwondo e é executada nas salas de aula e/ou nas solenidades em que estas estão presentes. Para saudar as bandeiras, o aluno mais graduado pronuncia KUKI E DERRAIÔ KIANLHÊ, e então todos permanecem em posição de sentido, com mão direita ao peito, e em silêncio, tendo seus olhares voltados apenas em direção às bandeiras.
KI RAB (grito com energia):
Quando um leigo observa uma aula de Taekwondo, certamente ele achará engraçado na maioria das vezes, os alunos executando golpes e gritando, como numa cena de histeria. A explicação para estes gritos ensandecidos não está ligado à nossa cultura, mais sim diretamente na cultura oriental. Para os orientais, existe no universo uma força muito mais além e indescritível e que está presente em todas as manifestações da cultura, das artes, da culinária e principalmente na medicina. Nas artes-marciais não poderiam ser diferentes. Ao promover o RAB (grito), o praticante coloca toda a sua força na execução de um golpe, mas não apenas a força de seus músculos, mas sim a sua força interior proveniente da sua alma e do seu espírito. Quando nesta situação o praticante consegue alcançar o seu objetivo maior, pode-se afirmar que ele conseguiu atingir o ponto máximo da sua energia decorrente da sua concentração. Isto é o que chamamos de KI (energia) emanada do seu íntimo através dos xacras ao longo do corpo e concentrada principalmente no centro dele (energia centralizada). Por isso o KI RAB não é apenas um grito displicente, mas a manifestação da força e liberação desta energia acumulada.
O APRENDIZADO DO TAEKWONDO:
O aprendizado do Taekwondo é feito de maneira contínua e progressiva, passando obrigatoriamente por todas as fases desde a faixa branca (10º Gub) até a faixa preta (1º Dan). A partir deste momento, o praticante inicia uma nova jornada em busca de novos conhecimentos e aprendizado diferenciado, sem deixar cair no esquecimento tudo aquilo já vivenciando ao longo do seu processo de crescimento.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.