Voltar para ENTREVISTAS

Entrevista – Prof. Alfredo Jr.

Neste Mês entrevistamos o Professor Responsável e Dono da Academia “NOCAUTE ARENA” Alfredo Alves Jr.

Nome Completo: Alfredo Augusto Alves Junior

noc

Idade: 30 anos

Graduação: 2° Dan

Praticante desde: março de 1994

Butantã TKD: O que o motivou a iniciar a pratica no Taekwondo e o que motiva a continuar?

Prof. Alfredo: O principal motivo para iniciar a pratica do Taekwondo, foi que quando criança eu praticava outra luta, e um dia meu pai foi assistir ao treino e não gostou nada do que viu, pois é uma luta de chão onde ocorre muito contato entre os praticantes. Pouco tempo depois, um grande amigo do pai disse que treinava em uma academia muito boa e esta ficava a uma quadra da minha casa. Sendo assim uniu o útil ao agradável.
São inúmeros os motivos que me motivam a continuar com a pratica, mas são dois que se destacam, a vontade de formar um atleta campeão olímpico e o interesse em contribuir com a sociedade ministrando aulas e mostrando as pessoas que o Taekwondo é muito mais que uma luta e sim um estilo de vida. Entendo que todas as pessoas ocupam seu tempo livre com alguma atividade, muitos freqüentam bares, outros igrejas e eu penso que uma academia de Taekwondo é um dos melhores lugares para jovens de quatro ou cinco anos de idade, até pessoas da melhor idade freqüentarem.

 

Butantã TKD: Antes de se tornar Faixa-Preta, já se afastou do Taekwondo? Por que?

Prof. Alfredo:Nunca me afastei  totalmente, mas durante um longo período treinava a cada 15 dias, foi durante a época que fazia faculdade e estagiava, sobrava pouco tempo para treinar.

 

Butantã TKD: Mudou algo em sua vida com a prática?

Prof. Alfredo:Sim, como comentei na primeira resposta o Taekwondo é um estilo de vida, onde o convívio com outros praticantes e meu mestre “Ciro” me ensinou muito. Como respeito, comprometimento, perseverança e principalmente auto-controle.

 

Butantã TKD: Se pudesse voltar atrás faria algo diferente em tantos anos de prática?

Prof. Alfredo:Não, procuro apenas não cometer novamente os erros que um dia cometi.

Butantã TKD: Como foi iniciar um projeto de trabalho que é a Academia?

Prof. Alfredo:Como tudo, no começo foi bem complicado, mas hoje a academia esta indo muito bem. Me lembro bem, quando um dia cheguei na Butantã e falei com o mestre que não seria possível abrir a academia pois tinham algumas questões de legislação que estavam complicando e o Mestre e o Marcos me acalmaram e falaram que poderíamos encontrar uma solução.

 

imageaulas

Butantã TKD: Teve ajuda? De quem?

Prof. Alfredo:Sim, tive ajuda de muitas pessoas. Mas as pessoas que mais me ajudaram e ajudam até hoje são meus pais, o mestre e este ano com a inauguração da musculação minha esposa Karina.

 

Butantã TKD: À quem dedica tanto tempo de esforço no Dojan?

Prof. Alfredo:Sem duvida dedico ao meu grande mestre e amigo José Cícero Eliseu de Lima.

 

Butantã TKD: Ainda tem algo dentro do Taekwondo que você busca como objetivo?

Prof. Alfredo:Sim, busco um dia chegar a me tornar mestre, mas prefiro deixar isto acontecer naturalmente com o decorrer dos anos.

 

Butantã TKD: Qual sua maior dificuldade hoje dentro do esporte e até mesmo na academia?

Prof. Alfredo:Bem, como todo esporte no Brasil com exceção do futebol e atualmente o vôlei a falta de infra estrutura, incentivo financeiro tanto para os atletas como treinadores e a política do esporte atrapalham e muito o desenvolvimento do Taekwondo no Brasil. Costumo dizer que no Brasil para uma pessoa se destacar no esporte, são duas situações a primeira tendo uma condição  financeira privilegiada em que a família possa apoiar em tudo ou que venha de uma classe social próximo a miséria  e que veja no esporte a única alternativa para ser alguém reconhecido na sociedade.

 

Butantã TKD: Já teve alguma decepção no Taekwondo?alfredo

Prof. Alfredo:Não, nunca!

 

Butantã TKD: Como você enxerga o Taekwondo hoje?

Prof. Alfredo:Em minha opinião, hoje o Taekwondo esta divido em duas partes, a olímpica e a marcial, sendo que somente a olímpica é conhecida pela população. Pois a mídia transmite apenas esta pequena parte desta arte milenar. É comum encontrar pessoas dizendo que sabem o que é Taekwondo, e grande parte destes dizem é aquela luta de colete em que um tenta acertar a cabeça do outro.

A falta de organização política e muitas vezes o fato de alguns dirigentes colocarem questões pessoais a frente de necessidades coletivas atrapalham, e muito os praticantes.  Resultando na não popularização do esporte que é se não me engano a oitava maior federação mundial de esporte.

Entendo, que a melhor solução seja cada mestre ter autonomia para graduar seus alunos, pois como sabemos atualmente tem federações onde somente algumas pessoas tem “autorização” para graduarem os praticantes. E que a melhor forma de se formar a seleção brasileira seja através de uma seletiva “aberta”, onde qualquer praticante faixa preta possa se inscrever, independente de qual federação seja filiado.

 

Butantã TKD: Quais são os principais títulos de sua carreira como Taekwondista ?

Prof. Alfredo:Meus principais títulos como lutador foram a conquista de quatro campeonatos paulista e o terceiro lugar este ano no Brasileiro. Mas hoje meu foco é como treinador de meus atletas, onde já conquistei muitos títulos de campeão Paulista e Brasileiro. Mas sem duvida o maior de todos foi a conquista de CAMPEÃO PAULISTA 2013 POR EQUIPES, pois sei como foi longa e dura a caminhada de nosso mestre Ciro e demais professores até chegarmos a ser uma das principais equipes de Taekwondo do Brasil.

 

Butantã TKD: Deixe uma mensagem para os internautas:

Nunca desistam de seus sonhos, por maiores que sejam as dificuldades. Quanto maior o nível de dificuldade maior será a gloria pela conquista. Fica o convite, para que façam uma aula em qualquer uma das unidades da Família Butantã e entendam um pouco sobre o que é ser um Taekwondista.

 

PROFESSOR Alfredo Alves Jr.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.