Voltar para MATÉRIAS

Exercícios físicos no frio

Nesse tempo frio é mais que perfeito pra se jogar embaixo do edredom e esquecer a malhação de todo dia, certo? Errado! Por mais que seja complicado levantar da cama mais cedo pra malhar, esse é um sacrifício que vai compensar muito no fim da estação. Mesmo porque é no inverno que a nossa gula atinge picos assustadores. Mas esse não é o único motivo que deve incentivá-lo a ir à academia com mais frequência, não.

Por que malhar no inverno é tão benéfico?

Nesse período, nosso organismo acaba queimando mais calorias naturalmente – isso porque o organismo precisa de mais energia pra se manter aquecido, ou seja, há um aumento no gasto energético pra cada atividade que fazemos, e a prática de esportes está mais do que inclusa nisso.

Sem contar que… nos dias frios, é normal comer mais, uma vez que queimamos mais energia e sentimos mais fome. O perigo são as comidas típicas de inverno, supercalóricas, como sopas cheias de queijo, chocolate quente e afins. Aí quando chega a época do verão, quem acumulou muita energia durante o inverno, não consegue perder todos os quilinhos adquiridos e acaba passando chegando ao verão com um pouco mais de peso. Além disso, é fato que quem abandona e recomeça os exercícios com frequência tende a ganhar mais peso, comparado a pessoas que persistem na malhação.

O mito do suor

Várias pessoas acreditam que se estão malhando e não suam é sinal que o exercício não está surtindo efeito. Grande mentira! Esqueça já essa história de que o suor é sinônimo de maior queima de calorias. O suor é apenas perda de água e de sais minerais, não está relacionando à queima energética. Ou seja, não há motivo pra você correr sob o sol do meio dia ou mesmo usar mais roupas enquanto pratica esporte para suar mais. Isso porque toda a água que você perder, vai precisar repor depois, caso contrário ficará desidratado. O ato de suar é apenas a transferência de calor de dentro para fora e, desse jeito, manter a temperatura interna do organismo.

Ajudinha pra emagrecer

Se uma de suas vontades é perder peso, pode se beneficiar com as mudanças fisiológicas do corpo provocadas pela diminuição da temperatura, já que o frio potencializa os exercícios e aumenta seus efeitos. Mas não vale malhar sem ajuda profissional. Peça ajuda a um profissional de educação física e, antes, caso você não pratique nada, faça um check-up pra saber se tudo bem você encarar a malhação, combinado?

Drible a preguiça

Se você até se animou com os benefícios de malhar no inverno, mas ainda acho complicado vencer a vontade de ficar na cama, vamos às dicas!

Prefira a academia: treinar ao ar livre nesse período é complicado e arriscado – você pode facilitar e pegar uma gripe, por exemplo. As academias são climatizadas e facilitam a malhação, uma vez que lá dentro você nem vai precisar de um tantão de blusa.

Escolha um horário melhor: de repente, trocar a malhação matutina pelo horário do almoço é uma boa troca, já que a temperatura não estará mais tão congelante. O ideal é que você faça o horário mais adequado a seu ritmo.

Excesso de roupas: se você vai malhar na academia, não precisa de um monte de casaco, que vai limitar seus movimentos. Use calça, camiseta e um casaco até chegar à academia e aquecer. Depois, retire o casaco pra que você não perca mais água que o necessário.

Cuidados extras no frio

Hidratação: beber água continua sendo fundamental, mesmo que você não sue tanto quanto no verão. Continue levando sua garrafinha pra academia e vá tomando goles de água mesmo que não sinta sede. A falta de hidratação pode causar câimbras doloridas e prejudicar seu desempenho.

Aquecimento e alongamento: as lesões provocadas por esportes são bem mais comuns nessa época. Mas isso só acontece se você não se alongar nem se aquecer corretamente. Chegando à academia, o primeiro passo é alongar. Em seguida, aqueça na esteira ou na bicicleta por cerca de 20 minutos e só depois encare a malhação de costume. O instrutor da academia apode (e deve!) ajudar você nessa tarefa. Não se esqueça: lesão não é só coisa de atleta profissional, acontece com gente comum, como eu ou você.

Espero de verdade que esse texto tenha incentivado você a praticar atividade física. Ela é necessária em qualquer época do ano, nosso corpo não foi feito pra ficar parado e a malhação ajuda a deixar você bem-humorado, previne várias doenças e, claro, deixa o corpo mais bonito! Mas lembre-se que a orientação de um educador físico sempre é necessária!

 

Fonte:www.jcnet.com.br

1 menção

  1. […] Exercícios físicos no frio […]

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.